
Chega uma hora em que tudo começa a soar igual.
As falas, as poses, os discursos sobre atitude, sobre essência, sobre o que é punk de verdade. Chega uma hora em que até a rebeldia passa a obedecer regra. Manual. Checklist.
É mais ou menos aí que a Anti-Pop entra.
Não pedindo licença, não batendo no peito, não prometendo revolução. Entrando rindo. Porque às vezes rir é a única reação possível quando a cena começa a se levar a sério demais.
O novo EP da banda, que sai em fevereiro, não quer salvar nada. Não quer resgatar espírito perdido, não quer ensinar ninguém a viver, muito menos explicar o que é punk, metal, rap ou qualquer outra coisa. Ele observa de canto de olho, exagera os gestos e devolve tudo um pouco torto.
E segue em frente.
O projeto nasce das mãos de Michel Suleiman, músico que já passou tempo suficiente dentro da cena pra saber que toda verdade absoluta envelhece mal. Ex-DeFalla, rodado por palcos como Signos Pub e Caos Bar, ele carrega aquela experiência que não vira discurso — vira filtro. Hoje, divide o caos com Leo Gonka no baixo e Rafael Lemos na bateria e nos berros, formando um trio que entende que peso também pode ser irônico.

O som da Anti-Pop atravessa trap, rap, nu metal, emo, post-hardcore, metalcore e aquele espírito anos 2000 que muita gente finge ter esquecido, mas continua usando. Só que aqui nada soa como homenagem. Tudo aparece deslocado, meio fora do lugar, como se cada referência estivesse ali só para ser tensionada.
UM EP QUE NÃO QUER CONCORDÂNCIA
As músicas — Jane, Escravo, Pseudo-Punk, Perda Total e Caranga Chaveada — parecem conversas internas que escaparam do ensaio e foram parar no mundo. Piadas que funcionam melhor quando alguém se sente incomodado.
Não existe mensagem redentora. Não existe final edificante. Existe observação. Existe cansaço. Existe aquela sensação de que tudo virou produto: rebeldia, identidade, liberdade, autenticidade. Palavras grandes demais pra vidas cada vez menores.
E talvez por isso o EP funcione tão bem quando não tenta funcionar.
CANÇÕES SOBRE COISAS PEQUENAS DEMAIS PRA SEREM ÉPICAS
Jane abre o disco inflando o hard rock até quase estourar. Riff clichê, refrão grande, solo marcante. Tudo muito maior do que as vidas que a letra descreve. E é aí que mora o deboche: usar linguagem de arena pra falar de gente comum, presa em expectativas alheias, tentando sobreviver ao dia seguinte.
Escravo ri da liberdade vendida como estilo de vida. Trabalha mais, produz mais, consome mais — tudo em nome de uma autonomia que nunca chega. A música não aponta o dedo. Prefere imitar o discurso até ele ficar ridículo.
Pseudo-Punk é aquela música que parece familiar demais e não por acaso. Surf music, rockabilly, punk, hardcore californiano, tudo organizado para mostrar como até a contestação pode virar uniforme. Microcenas que dizem lutar contra o sistema, mas funcionam exatamente como ele: com código, pureza e nostalgia obrigatória.
Perda Total é bar ruim, conversa ruim e repetição ruim. Inspirada no deboche que a Comunidade Nin-Jitsu já havia feito antes, a faixa aceita o colapso como paisagem. Nada de catarse. Nada de redenção. Só a sensação de que está tudo meio quebrado — e que talvez sempre tenha estado.
Caranga Chaveada fecha o EP com um sorriso torto. Debocha do solo de Wonderful Tonight, de Eric Clapton, desmonta a ideia de gênio intocável e joga isso tudo ao lado de uma base inspirada no Restart. O choque não pede explicação. Só expõe quem pode ser levado a sério e quem vira piada. O clássico “um, dois, três, quatro”, herdado da Face Civil, aparece como memória, não como reverência.
NO FIM, TALVEZ SEJA SÓ ISSO
A Anti-Pop não oferece resposta. Não propõe solução. Não levanta bandeira.
O EP soa como um espelho meio trincado: tudo ali é reconhecível, mas nada reflete do jeito esperado. Talvez o problema nunca tenha sido o punk, o rock ou o metal.
Talvez seja essa necessidade estranha de levar tudo a sério demais.
A Anti-Pop ri disso.
E segue tocando.








Deixe uma resposta